sábado, 23 de março de 2013

OPERACIONALIZAÇÃO

4.1 Parcerias

Para a execução do projeto, os Coordenadores Regionais da Coordinfância articularão, em todas as Unidades da Federação, parcerias com as Secretarias Municipais de Educação, eleitas mediante critérios objetivos.

As parcerias serão formalizadas por meio de Acordos de Cooperação Técnica, cabendo às Coordenações Regionais da Coordinfância:

a) Realizar a Oficina de Formação dos Coordenadores Municipais do Projeto;
b) Fornecer, para cada escola participante do Projeto, o material de apoio  pedagógico sobre o tema Trabalho Infantil (50 Cartilhas,  5 Boletins com Orientações aos Professores e 2 Cartazes – ou outra quantidade a ser definida conforme critérios próprios);
c) Acompanhar e avaliar a execução do Projeto com base nos Relatórios e imagens (fotos e/ou vídeos) enviados pela Secretaria Municipal de Educação.

Como contrapartida, as Secretarias Municipais de Educação assumirão as seguintes obrigações:

1)   designar 01(um) Técnico(a) de Educação da área pedagógica, com vínculo efetivo, para atuar como Coordenador(a) Municipal do Projeto, proporcionando-lhe todos os meios necessários para:

a)  participar da Oficina de Formação dos Coordenadores Municipais do Projeto;
b)  planejar e realizar a Oficina de Formação dos Coordenadores Escolares;
c)  acompanhar a Execução do Projeto nas Escolas.
2)   selecionar as Escolas que participarão do Projeto, proporcionando-lhes todos os meios necessários à realização das atividades propostas, dentre as quais as abaixo relacionadas:
a) participação dos Coordenadores Pedagógicos na respectiva Oficina de Formação;
b) orientação aos Professores para abordagem do tema trabalho infantil em sala de aula;
c) estudo e produção de tarefas escolares, pelos alunos,  sobre os temas objeto da cartilha “Brincar, Estudar, Viver... Trabalhar só quando Crescer”
3)   elaborar relatório apontando todas as atividades do  Projeto, realizadas no âmbito do Município, registrando as principais imagens em fotos e/ou vídeos.

4.2 Metodologia

A operacionalização do presente Projeto se dará por meio de parcerias firmadas com as Secretarias Municipais de Educação para que o tema relacionado aos direitos e deveres da criança e do adolescente seja incluído na proposta pedagógica e no currículo escolar, bem como seja efetivamente abordado nas escolas do ensino fundamental.

Na execução do projeto será observada a metodologia da multiplicação do saber. Inicialmente será capacitado um(a) Técnico(a) da SME para atuar como Coordenador(a) Municipal do Projeto, depois serão capacitados os Coordenadores Pedagógicos das  Escolas selecionadas para participar do Projeto, os quais repassarão as orientações pedagógicas aos Professores que, por sua vez, farão a abordagem dos temas propostos para os Alunos, incentivando-lhes a realizar tarefas escolares que permitam a avaliação da eficácia do Projeto.

4.3 Etapas

O Projeto será realizado em cinco etapas: a) Oficinas de Formação de  Coordenadores Municipais; b) Oficinas de Formação dos Coordenadores Pedagógicos; c) Orientações Pedagógicas sobre trabalho infantil; d) Abordagem do Tema Trabalho Infantil em Sala de Aula; e e) Produção e Avaliação de Tarefas Escolares.



1ª Etapa – Oficina de Formação de Coordenadores Municipais

Responsável – Coordenação Estadual
Público – Técnicos das  Municipais da Educação
Objetivo – Formar um ou mais Técnicos para atuar como Coordenador(es) do Programa nos respectivos Municípios.

2ª Etapa: Oficina de Formação de Educadores

Responsáveis - Coordenadores Municipais
Público – Diretores e Coordenadores Pedagógicos
Objetivo – Formar um Diretor/Coordenador de cada Escola participante do Programa para atuar como multiplicador, na formação de Professores, com base num Plano de Ação Escolar

3ª Etapa – Orientações Pedagógicas sobre Trabalho Infantil

Responsáveis – Diretores/Coordenadores Pedagógicos
Público – Professores do Ensino Fundamental
Objetivo – Debater com os professores os temas relacionados aos direitos da criança e do adolescente, à erradicação do trabalho infantil e à proteção ao trabalhador adolescente, elaborando plano para a abordagem dos referidos temas em sala de aula

4ª Etapa: Abordagem do Tema Trabalho Infantil em Sala de Aula

Responsáveis – Professores do Ensino Fundamental
Público Alvo – Alunos do Ensino Fundamental e médio
Objetivo – Debater com os alunos os temas relacionados aos direitos da criança e do adolescente, à erradicação do trabalho infantil e à proteção ao trabalhador adolescente, com base no material de apoio pedagógico disponibilizado, propondo-lhes a produção de tarefas escolares sobre esses temas

5ª Etapa: Produção e Avaliação de Tarefas Escolares
Responsáveis – Professores do Ensino Fundamental
Público Alvo – Alunos do Ensino Fundamental
Objetivo – Identificar, a partir das tarefas produzidas, o impacto do trabalho infantil na vida das crianças e adolescentes, na sua relação com a família, a escola e a sociedade em geral

4.4 Modalidades de tarefas propostas
Artes Cênicas: esquetes teatrais
Artes Visuais: pintura e desenho
Composição: música e paródia
Literatura: contos, poesias de cordel, histórias em quadrinho

4.5 Avaliação 
Os professores avaliarão, com apoio dos Diretores e Coordenadores Pedagógicos, todas as tarefas produzidas nas Escolas, selecionarão as melhores, de cada modalidade, e as encaminharão Secretaria de Educação; esta adotará idêntico procedimento, avaliando, selecionando e encaminhando à MPT as melhores tarefas produzidas no Município, em cada categoria.

4.5. Divulgação
Serão promovidos, por ocasião das atividades alusivas ao Dia de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho) ou da Semana da Criança (12 de outubro), eventos nas escolas e nas Secretarias de Educação para divulgação dos trabalhos produzidos pelos alunos.

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